Total de visualizações de página

quinta-feira, 22 de março de 2012

Formação de professores

Iniciamos no dia 20 de março o programa Maré Digital. A formação acontecerá na escola e tem por objetivo a formação digital dos professores. Já no mês de abril receberemos os net boocks e a lousa digital para enriquecer ainda mais nossa educação. A inclusão digital chegou na Jorge Enéas!!!!!!
A secretária de Educação: professora Alvanira Gamba e sua equipe, da secretaria de educação, realizarão toda a formação em nossa escola. Sejam muito bem vindas!!!!!!

Conhecendo a Zona Rural de Tramandaí

Os alunos dos 4º anos das professoras Ângela, Adriana e Claines foram conhecer as propriedades rurais de Tramandaí, atividade parte do projeto Conhecendo a Zona Rural. Na última 5ª feira os alunos e professoras foram até o distrito de Estância para visitar a propriedade da DITA e do PAULO, que gentilmente nos receberam e mostraram um pouquinho da vida rural. Após conhecer a propriedade os alunos realizaram alguma entrevistas para ampliar seus conhecimentos. Hoje foi dia de conhecer as instalações da Festa da Produção; Os alunos retornaram ao distrito de Estância para ouvir palestras sobre a vida rural e apreciar as atrações desta festa.




















sexta-feira, 2 de março de 2012

"Maré Digital"

Com o nome Maré Digital, Viver Digital é lançado em Tramandaí, Rio Grande do Sul.

 

Proposta pedagógica


O Viver Digital é um programa de formação em tecnologia para professores, monitores de ambientes de informática e alunos. Seu objetivo principal é apresentar aos professores a importância do uso da tecnologia nas salas de aula, capacitá-los para esta utilização e dar todo o suporte necessário para que os recursos tecnológicos sejam, de fato, aplicados em benefício da prática pedagógica, contribuindo assim para o desenvolvimento da educação.















Capacitação em Ribeirão Preto.
O programa é desenvolvido em três etapas:

  • Aprendiz Digital: formação de profissionais que dão suporte ao professor para trabalhar nas salas digitais.

  • Professor Digital: é o principal foco do programa e consiste na capacitação do professor para utilização da tecnologia na sala de aula.

  • Aluno Digital: consiste na avaliação do aluno. Os resultados vão apontar de que forma o programa pode ser aperfeiçoado.

 

Professores da rede municipal, autoridades locais e membros da MStech se reuniram para brindar o lançamento do programa.
Imagem
O vice-prefeito, Juarez Marques da Silva, no lançamento do programa: "É um momento histórico para Tramandaí".

No último dia 27, dia do lançamento do projeto Maré Digital, assim que chegaram ao auditório da prefeitura, 300 professores de 11 escolas do município de Tramandaí, localizado no litoral norte do Rio Grande do Sul, encontraram aqueles que serão seus próximos companheiros de trabalho: netbooks e lousas digitais.
Curiosos com as novidades anunciadas, os professores se reuniram para conhecer o projeto que estará presente no dia a dia de todas as escolas do município. Além dos softwares que serão implantados para colaborar com o gerenciamento das atividades administrativas e pedagógicas das escolas, o grande destaque do Maré Digital é a formação dos docentes para o uso dessas tecnologias digitais em sala de aula.
O evento que oficializou o lançamento do projeto utilizou as possibilidades da tecnologia. O prefeito de Tramandaí, Anderson José Tomiello Hoffmeister, em reunião em Brasília, não pôde estar pessoalmente no evento, mas não deixou de conversar com os professores.
Por meio de uma videoconferência, transmitida ao vivo, o prefeito inaugurou o projeto: “Eu não poderia deixar de participar desse momento extremamente importante. Não pude estar aí com vocês pessoalmente, mas aproveito essa possibilidade tecnológica para dizer a vocês que estamos presenciando um grande momento para a cidade. O Maré Digital vai dar à rede educacional de Tramandaí uma nova forma de construção do conhecimento, focado na aprendizagem. Eu tenho certeza que vamos fazer uma escola muito melhor”.

Sem medo da tecnologia
Preocupada com todo o respaldo necessário para que os professores possam utilizar a tecnologia disponível com tranquilidade, a secretária municipal de Educação de Tramandaí, Alvanira Ferri Gamba, explicou sobre a pesquisa cuidadosa que foi feita para que se chegasse à escolha do projeto. “Nós sabemos que não podemos mais colocar a tecnologia em sala de aula somente por colocar e não capacitar nossos professores. O Maré digital vem proporcionar a todos nós, que não nascemos na era digital, nos capacitarmos para trabalhar com toda essa tecnologia que estará a nossa disposição nas escolas”
Um dos grandes objetivos da Secretaria com o projeto é diminuir o índice de repetência e evasão escolar. Para isso, Alvanira explica que o eixo do programa, apesar de todos os recursos tecnológicos, é o trabalho pedagógico realizado com os professores. “Nós estamos dando um passo à frente em relação a tudo que se ouve sobre tecnologia para melhoria da qualidade de educação no município. Acredito muito nesse projeto”.

Dia histórico para Tramandaí
No encerramento das falas do evento, o vice-prefeito, Juarez Marques da Silva, definiu o dia como um momento histórico para a cidade: “Eu fico muito lisonjeado e feliz de, em nome do prefeito, poder participar do momento histórico que está acontecendo, e dar essa oportunidade não só para os professores, mas para a cidade. E quem ganha são os alunos. Certamente, ali na frente, vamos perceber que Tramandaí deu um passo certo”.
Em seguida, o gerente de educação da MStech, André Cola, ministrou uma aula inaugural sobre o uso da tecnologia em sala de aula e apresentou a equipe da MStech do Rio Grande do Sul, que vai dar todo respaldo necessário aos professores na cidade.

Inscrições abertas para a formação inicial!
Se você é professor em Tramandaí, já pode fazer sua inscrição para a formação inicial do projeto Maré Digital. Acesse www.programaviverdigital.com.br. No menu "Educação", selecione "Formação inicial". Aguardamos a sua inscrição!
Curta, siga, acesse, compartilhe!
Para dar ainda maior suporte aos professores participantes do projeto, o Maré Digital está nas redes sociais. Informações sobre cursos, novos objetos de aprendizagem e notícias sobre educação estão sendo constantemente compartilhadas. Participe dos nossos canais nas redes sociais:
Facebook Maré Digital: facebook.com/maredigital
Facebook Viver Digital: facebook.com/programaviverdigital

"Formação dos professores 2012"

Queridos Professores!

Sua inscrição para o programa "Viver Digital" foi efetuada no dia 2 de março. Você receberá um e-mail de confirmação com os dias e horários da formação.

Turma 3- na escola-manhã-(3ª feira)
  1. Carine
  2. Margaret
  3. Sônia
  4. Luciana
  5. Lediana
  6. Ângela
  7. Simone
  8. Diego
  9. Cristina


Turma 14-na escola-tarde(3ª feira)

  1. Indaiá
  2. Márcia

Turma 9- escola São Francisco-tarde(2ª feira)

  1. Maria Conceição

Turma 16-escola Dêntice-noite(2ª feira)

  1. Adriana
  2. Fabiana
  3. Maria
  4. Rejane








DATAS DOS ENCONTROS na escola Jorge Enéas

3ª FEIRAS

  1. 20/03
  2. 03/04
  3. 17/04
  4. 15/05
  5. 29/05
  6. 12/06
  7. 26/06
  8. 10/07

Manhã:8:30 às 11:30
Tarde: 14:00 às 17:00

quinta-feira, 1 de março de 2012

Início do ano letivo


Smec promove encontro com professores e abre oficialmente o ano letivo em Tramandaí

Na noite de segunda-feira(27), a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Tramandaí realizou um encontro com os professores da rede municipal de ensino. No encontro realizado no auditório do prédio da prefeitura de Tramandaí, o Ano Letivo de 2012 foi aberto oficialmente pelo vice-prefeito, Juarez Marques da Silva, que lembrou o esforço da administração em disponibilizar aos professores melhores condições de trabalho e aos alunos um ensino cada vez com mais qualidade. O encontro contou com a presença do vereador Paulo Costa, da secretária de Educação e Cultura, Alvanira Ferri Gamba,  e da vice-presidente do Conselho Municipal de Educação, Profª. Jacira Machado. Alvanira Gamba,  apresentou aos professores o Projeto Maré Digital que será desenvolvido pela empresa MSTech, que a partir deste mês de março estará realizando o curso de formação para professores para a utilização de recursos tecnológicos, como  netbooks e lousa digital  em sala de aula. O Projeto Maré Digital foi apresentado em aula inaugural pelo gerente de Educação da MSTech, André Cola. Ainda na noite de segunda-feira, o prefeito de Tramandaí, Anderson Hoffmeister, participou do encontro diretamente de Brasília,  através de teleconferência. Segundo o prefeito, Anderson Hoffmeister, a Administração Municipal têm feito investimentos na área da educação, seja na reforma, ampliação ou construção de novos espaços, como também oferecer aos professores oportunidades de aperfeiçoamento e neste ano em especial na área tecnológica. O encontro de abertura do ano letivo teve continuidade na terça-feira(28), a tarde, com a participação de professores das escolas de Ensino Fundamental e Educação Infantil. Os professores assistiram a palestra do Prof. César Nunes, doutor em Filosofia e História da Educação, que falou sobre ‘Educar para emancipar, sensibilizar os conhecimentos e esclarecer os afetos na prática pedagógica humanizadora’. Logo após a palestra os professores assistiram a encenação da peça A Torre com o Grupo de Teatro Luz e Cena. Os alunos da rede municipal de ensino em Tramandaí retornam na quinta-feira, dia 1º de março para as salas de aula, iniciando o ano letivo de 2012.