Loading...
Loading...

Total de visualizações de página

sexta-feira, 2 de março de 2012

"Maré Digital"

Com o nome Maré Digital, Viver Digital é lançado em Tramandaí, Rio Grande do Sul.

 

Proposta pedagógica


O Viver Digital é um programa de formação em tecnologia para professores, monitores de ambientes de informática e alunos. Seu objetivo principal é apresentar aos professores a importância do uso da tecnologia nas salas de aula, capacitá-los para esta utilização e dar todo o suporte necessário para que os recursos tecnológicos sejam, de fato, aplicados em benefício da prática pedagógica, contribuindo assim para o desenvolvimento da educação.















Capacitação em Ribeirão Preto.
O programa é desenvolvido em três etapas:

  • Aprendiz Digital: formação de profissionais que dão suporte ao professor para trabalhar nas salas digitais.

  • Professor Digital: é o principal foco do programa e consiste na capacitação do professor para utilização da tecnologia na sala de aula.

  • Aluno Digital: consiste na avaliação do aluno. Os resultados vão apontar de que forma o programa pode ser aperfeiçoado.

 

Professores da rede municipal, autoridades locais e membros da MStech se reuniram para brindar o lançamento do programa.
Imagem
O vice-prefeito, Juarez Marques da Silva, no lançamento do programa: "É um momento histórico para Tramandaí".

No último dia 27, dia do lançamento do projeto Maré Digital, assim que chegaram ao auditório da prefeitura, 300 professores de 11 escolas do município de Tramandaí, localizado no litoral norte do Rio Grande do Sul, encontraram aqueles que serão seus próximos companheiros de trabalho: netbooks e lousas digitais.
Curiosos com as novidades anunciadas, os professores se reuniram para conhecer o projeto que estará presente no dia a dia de todas as escolas do município. Além dos softwares que serão implantados para colaborar com o gerenciamento das atividades administrativas e pedagógicas das escolas, o grande destaque do Maré Digital é a formação dos docentes para o uso dessas tecnologias digitais em sala de aula.
O evento que oficializou o lançamento do projeto utilizou as possibilidades da tecnologia. O prefeito de Tramandaí, Anderson José Tomiello Hoffmeister, em reunião em Brasília, não pôde estar pessoalmente no evento, mas não deixou de conversar com os professores.
Por meio de uma videoconferência, transmitida ao vivo, o prefeito inaugurou o projeto: “Eu não poderia deixar de participar desse momento extremamente importante. Não pude estar aí com vocês pessoalmente, mas aproveito essa possibilidade tecnológica para dizer a vocês que estamos presenciando um grande momento para a cidade. O Maré Digital vai dar à rede educacional de Tramandaí uma nova forma de construção do conhecimento, focado na aprendizagem. Eu tenho certeza que vamos fazer uma escola muito melhor”.

Sem medo da tecnologia
Preocupada com todo o respaldo necessário para que os professores possam utilizar a tecnologia disponível com tranquilidade, a secretária municipal de Educação de Tramandaí, Alvanira Ferri Gamba, explicou sobre a pesquisa cuidadosa que foi feita para que se chegasse à escolha do projeto. “Nós sabemos que não podemos mais colocar a tecnologia em sala de aula somente por colocar e não capacitar nossos professores. O Maré digital vem proporcionar a todos nós, que não nascemos na era digital, nos capacitarmos para trabalhar com toda essa tecnologia que estará a nossa disposição nas escolas”
Um dos grandes objetivos da Secretaria com o projeto é diminuir o índice de repetência e evasão escolar. Para isso, Alvanira explica que o eixo do programa, apesar de todos os recursos tecnológicos, é o trabalho pedagógico realizado com os professores. “Nós estamos dando um passo à frente em relação a tudo que se ouve sobre tecnologia para melhoria da qualidade de educação no município. Acredito muito nesse projeto”.

Dia histórico para Tramandaí
No encerramento das falas do evento, o vice-prefeito, Juarez Marques da Silva, definiu o dia como um momento histórico para a cidade: “Eu fico muito lisonjeado e feliz de, em nome do prefeito, poder participar do momento histórico que está acontecendo, e dar essa oportunidade não só para os professores, mas para a cidade. E quem ganha são os alunos. Certamente, ali na frente, vamos perceber que Tramandaí deu um passo certo”.
Em seguida, o gerente de educação da MStech, André Cola, ministrou uma aula inaugural sobre o uso da tecnologia em sala de aula e apresentou a equipe da MStech do Rio Grande do Sul, que vai dar todo respaldo necessário aos professores na cidade.

Inscrições abertas para a formação inicial!
Se você é professor em Tramandaí, já pode fazer sua inscrição para a formação inicial do projeto Maré Digital. Acesse www.programaviverdigital.com.br. No menu "Educação", selecione "Formação inicial". Aguardamos a sua inscrição!
Curta, siga, acesse, compartilhe!
Para dar ainda maior suporte aos professores participantes do projeto, o Maré Digital está nas redes sociais. Informações sobre cursos, novos objetos de aprendizagem e notícias sobre educação estão sendo constantemente compartilhadas. Participe dos nossos canais nas redes sociais:
Facebook Maré Digital: facebook.com/maredigital
Facebook Viver Digital: facebook.com/programaviverdigital

Um comentário:

  1. Muito boa notícia! Obrigada Karine por transparecer tudo que acontece pelo nosso município. Que todos possamos aproveitar esse momento ao máximo, pois a informatização é o nosso presente e futuro. Parabéns a todos que se empenham para melhorar a capacidade dos professores e alunos de Tramandaí. Sucesso nessa nova caminhada digital!

    ResponderExcluir