E.M.E.F.
Jorge Enéas Sperb
Projeto
sobre Sexualidade na Escola
Justificativa:
A
maior parte dos adolescentes passam seu tempo na escola onde começam
a se sociabilizar, aflorando sua sexualidade devido ao
desenvolvimento corporal gerado pelos hormônios. A escola é o
ambiente onde a interação com o mundo ao redor e com as pessoas que
o cercam acontece. Depois do ambiente familiar é a escola que
complementa a educação dada pela família onde são abordados temas
mais complexos que no dia- dia não são ensinados e aprendidos,
tendo esta uma imensa responsabilidade na formação afetiva e
emocional de seus alunos. E quanto ao assunto sexo e sexualidade?
Qual o papel da escola frente a esse tema? A escola não deve nem vai
tomar o lugar da família, mas cabe a ela possibilitar uma
aprendizagem correta, já que essa instituição visa o crescimento
do indivíduo como um todo.
O
que nos cabe é refletir acerca da importância da Orientação
Sexual na Escola para a construção da cidadania, de uma sociedade
livre de falso moralismo e mais feliz. O trabalho de Orientação
Sexual tem como objetivo principal as mudanças nos padrões de
comportamento, levando-se em conta três aspectos fundamentais: a
transmissão de informações de maneira verdadeira; a eliminação
do preconceito e a atuação na área afetivo- emocional. A
Educação Sexual é uma função de todos nós que temos um papel
importante na Educação das pessoas.
Promover conhecimento sobre sexualidade fortalece o aluno e cria
condições para tomadas de decisões assertivas, diminuindo a
vulnerabilidade e melhorando o desempenho escolar.
Assim, o
professor é fundamental também como educador sexual. Para muitos
alunos esse profissional é a única pessoa com quem eles podem
contar para ampliar seus conhecimentos sobre sexualidade e
desenvolver uma nova visão sobre fatos que, às vezes no seu meio
social, podem ser tratados como sem importância para a vida deles,
como é o caso da decisão sobre a primeira vez ou a gravidez na
adolescência. Um professor que está atento a importância desse
papel faz toda a diferença na vida dos alunos. Ele se torna uma
pessoa capaz de aumentar a bagagem da vida dessa criança ou
adolescente.
Metodologia
a)
apresentar um projeto para as alunas com o objetivo do trabalho;
b)
fazer uma reunião com professores e alunas para esclarecer
quaisquer dúvidas que possam surgir ao longo do trabalho e explicar
o papel de ambos junto à escola neste projeto;
c)
observar a demanda da escola para que se atinja a expectativa desta;
d)
a partir das séries estabelecidas para o trabalho entrar em contato
com elas para explicar como este será administrado;
e)
colher, por meio de “bilhetinhos sigilosos,” dúvidas e
curiosidades de cada aluno garantindo-lhes total sigilo; A Caixa da
Dúvida.
f)
após levantar as dúvidas e curiosidades fazer uma estruturação do
programa a ser cumprido em diferentes séries (conteúdo, horário,
encontros, local), para uma maior eficácia;
g)
estabelecer um contrato ( regras sugeridas pelo grupo);
h)
garantir a ética do trabalho tanto para os alunos como para os
professores;
i)
garantir a liberdade de opinião e o respeito do grupo pelas dúvidas
de seus colegas, sem monopólio da verdade de ambas as partes.
O
primeiro conteúdo indispensável neste trabalho é a diferenciação
de sexo e sexualidade e também de Educação Sexual e Orientação
Sexual, que são muito confundidos na maioria das vezes. O educador
de Orientação Sexual deve ser uma pessoa aberta, livre de mitos e
preconceitos referentes à sexualidade para melhor ministrar a turma
sem causar problemas com a instituição, pais, alunos e professores,
podendo abordar os assuntos através de aulas expositivas, dinâmica
de grupo, folhetos explicativos, filmes e outros materiais referentes
ao tema. O trabalho não envolve nota ou reprovação.
Quem
desenvolverá o projeto: Direção, Orientação, Educadora
Especial, professores das turmas,e Psicóloga.
Quando:
Mês de novembro e Dezembro.
Quem
participará: Alunas de 5º, 6º e 7º anos.
Data
|
Atividade
|
Avaliação
|
|
12/11
|
*Apresentação
do projeto para meninas das turmas 51-61-71-52-62-72.
*Criar
as regras para o grupo;
*Apontar
assuntos a serem trabalhados nos encontros:
|
As
meninas do turno da manhã foram muito receptivas, adoraram a
ideia .Relataram que tem muitas duvidas mas que tem vergonha de
perguntar. As meninas da tarde foram muiiito receptivas, amaram o
projeto!!!
Regras
criadas pelo grupo:
1-Sigilo;
2-falar
baixo;
3-respeito
pelas histórias;
4-Ajudar
sempre;
5-Não
faltar;
6-Ser
verdadeira!
As
garotas adoraram a ideia de planejar um dia com as mães, onde
teremos uma palestra, um momento de conversa e uma
confraternização para estreitar os laços com suas mães.
Assuntos
apontados como de maior interesse:
*NAMORO;
*Relação
mães e filhas;
|
|
13/11
|
Caixa
das duvidas- A diretora apresentou a caixa onde as adolescentes
devem depositar suas dúvidas, angustias, necessidades,
curiosidades durante a semana. No encontro debaterão as questões.
|
As
meninas amaram a ideia, escreveram muitas perguntas que serão
respondidas no dia da palestra.
As
perguntas já foram passadas às palestrantes.
|
|
14/11
|
Confecção
das lembrancinhas.
|
||
16/11
|
Carta
para Mãe e técnica do balão.
|
*Cada
aluna vai escrever uma cartinha para a Mãe descrevendo a relação
ideal.
*Após cada aluna vai eleger o sentimento mais feio, que a
envergonha e vai encapsular no balão. Este balão vai levar pra
longe este sentimento.
|
|
em dezembro |
Dia
especial mãe e filha!!
palestra,
conversas, técnica do balão branco!,massagem, relaxamento...
!!!e confraternização.
|
||
25/11
|
Palestra
com a Ed. Especial, Psicóloga, Terapeuta Familiar
|
||
2/12
|
Visita
aos blogs para pesquisa
|
||
9/12
|
Encerramento
do projeto
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário