Total de visualizações de página

segunda-feira, 10 de outubro de 2016

Projeto Sexualidade 2016

Projeto sobre Sexualidade na Escola




Justificativa:

A maior parte dos adolescentes passam seu tempo na escola onde começam a se sociabilizar, aflorando sua sexualidade devido ao desenvolvimento corporal gerado pelos hormônios. A escola é o ambiente onde a interação com o mundo ao redor e com as pessoas que o cercam acontece. Depois do ambiente familiar é a escola que complementa a educação dada pela família onde são abordados temas mais complexos que no dia- dia não são ensinados e aprendidos, tendo esta uma imensa responsabilidade na formação afetiva e emocional de seus alunos. E quanto ao assunto sexo e sexualidade? Qual o papel da escola frente a esse tema? A escola não deve nem vai tomar o lugar da família, mas cabe a ela possibilitar uma aprendizagem correta, já que essa instituição visa o crescimento do indivíduo como um todo.

O que nos cabe é refletir acerca da importância da Orientação Sexual na Escola para a construção da cidadania, de uma sociedade livre de falso moralismo e mais feliz. O trabalho de Orientação Sexual tem como objetivo principal as mudanças nos padrões de comportamento, levando-se em conta três aspectos fundamentais: a transmissão de informações de maneira verdadeira; a eliminação do preconceito e a atuação na área afetivo- emocional. A Educação Sexual é uma função de todos nós que temos um papel importante na Educação das pessoas. Promover conhecimento sobre sexualidade fortalece o aluno e cria condições para tomadas de decisões assertivas, diminuindo a vulnerabilidade e melhorando o desempenho escolar.

Assim, o professor é fundamental também como educador sexual. Para muitos alunos esse profissional é a única pessoa com quem eles podem contar para ampliar seus conhecimentos sobre sexualidade e desenvolver uma nova visão sobre fatos que, às vezes no seu meio social, podem ser tratados como sem importância para a vida deles, como é o caso da decisão sobre a primeira vez ou a gravidez na adolescência. Um professor que está atento a importância desse papel faz toda a diferença na vida dos alunos. Ele se torna uma pessoa capaz de aumentar a bagagem da vida dessa criança ou adolescente.




Metodologia

a) apresentar um projeto para os alunos com o objetivo do trabalho;

b) fazer uma reunião com professores e alunas para esclarecer quaisquer dúvidas que possam surgir ao longo do trabalho e explicar o papel de ambos junto à escola neste projeto;

c) observar a demanda da escola para que se atinja a expectativa desta;

d) a partir das séries estabelecidas para o trabalho entrar em contato com elas para explicar como este será administrado;

e) colher, por meio de “bilhetinhos sigilosos,” dúvidas e curiosidades de cada aluno garantindo-lhes total sigilo; A Caixa da Dúvida.

f) após levantar as dúvidas e curiosidades fazer uma estruturação do programa a ser cumprido em diferentes séries (conteúdo, horário, encontros, local), para uma maior eficácia;

g) estabelecer um contrato ( regras sugeridas pelo grupo);

h) garantir a ética do trabalho tanto para os alunos como para os professores;

i) garantir a liberdade de opinião e o respeito do grupo pelas dúvidas de seus colegas, sem monopólio da verdade de ambas as partes.

O primeiro conteúdo indispensável neste trabalho é a diferenciação de sexo e sexualidade e também de Educação Sexual e Orientação Sexual, que são muito confundidos na maioria das vezes. O educador de Orientação Sexual deve ser uma pessoa aberta, livre de mitos e preconceitos referentes à sexualidade para melhor ministrar a turma sem causar problemas com a instituição, pais, alunos e professores, podendo abordar os assuntos através de aulas expositivas, dinâmica de grupo, folhetos explicativos, filmes e outros materiais referentes ao tema. O trabalho não envolve nota ou reprovação.

Quem desenvolverá o projeto: Direção, Orientação, professores das turmas,e Psicóloga.

Quando: Mês de  outubro ,novembro e Dezembro.

Quem participará: Alunos de  6º e 7º anos e 8ºanos.

Desenvolvimento:
 Palestra: Prevenção do Suicídio- Psicóloga: Cristiane Santos-03/10
 Filme: Houve uma vez dois verões- dia 10/10
 Filme: Speack-13/10
 Palestra sobre Sexualidade e Promiscuidade - Dr Francisco
*18/10-turno da tarde-14h
*19/10-turno da manhã-9h
 Palestra sobre Câncer de colo do útero -Psicóloga Paola
 Campanha de Vacinação: HPV
 Mostra de trabalhos: novembro- vídeos criados pelos alunos


Palestra sobre Prevenção do Suicídio




Filme: Houve uma vez entre dois verões


Nenhum comentário:

Postar um comentário