Total de visualizações de página

quarta-feira, 4 de abril de 2018

Projeto Alimentação






ESCOLA MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL JORGE ENÉAS SPERB






Projeto Alimentando-se com Sabedoria


TRAMANDAÍ/RS
2018



DADOS DE IDENTIFICAÇÃO
    Nome da escola :E.M.E.F. Jorge Enéas Sperb
    Turmas: 1° a 9º anos

PÚBLICO ALVO

Este projeto tem como público-alvo a comunidade escolar (alunos, professores, familiares, funcionários, manipuladores de alimentos e nutricionista).



JUSTIFICATIVA
O projeto " Alimentando-se com sabedoria " partiu da iniciativa de se trabalhar os hábitos alimentares nos alunos de 1º a 9° ano do ensino fundamental da escola Jorge Enéas Sperb.
O trabalho foi uma proposta da equipe diretiva que, em parceria com professores e manipuladores de alimentos, funcionários, familiares e nutricionista, retomaram a questão da alimentação saudável, que tanto tem sido problematizada nas escolas, devido ao corriqueiro e muitas vezes excessivo consumo de alimentos inadequados por parcela dos alunos nos horários de intervalo, grande parte essa por culpa das famílias que mantém o mesmo hábito alimentar.
Pretende-se através de atividades diárias, criar possibilidades para a apropriação dos conhecimentos e uma mudança positiva no que diz respeito a problemática retratada no projeto.

OBJETIVO GERAL


Promoção de hábitos alimentares saudáveis.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

*Sensibilizar a população escolar para a adoção de práticas de alimentação e estilos de vida saudáveis;
*Definir uma alimentação saudável, como sendo aquela balanceada e diversificada;
*Incentivar o consumo de frutas, verduras e legumes;
*Conscientizar sobre o consumo abusivo de refrigerantes, balas e frituras;
*Estimular uma ligação das crianças/adolescentes à cozinha e refeitório, estimulando ao mesmo tempo o cuidado e a higiene nestes locais, visando a integração e trabalho em grupo.
*Evitar alimentos que causam a obesidade infantil e outras doenças relacionadas à má alimentação.
*Utilizar adequadamente utensílios para alimentação (prato, garfo, faca, colher) bem como a autonomia no momento da alimentação.
*Saber portar-se corretamente no refeitório e utilizar palavras de cortesia com os demais colegas e com os manipuladores de alimentos.
DESENVOLVIMENTO
As atividades propostas abaixo servem como sugestão para o desenvolvimento do projeto que será flexível, variando de acordo com as características de cada turma e adaptadas para cada disciplina.
*Realização de reuniões, palestras com nutricionista direcionada aos professores alunos e familiares;
*Criação de Folders sobre o perigo das doenças causadas por uma má alimentação;
*Visitação a feiras de Hortifruti ( pesquisa de preços, valores nutricionais, vitaminas existentes nas frutas e legumes );
*Criação de Pirâmide Alimentar, gráficos;
*Desperdício Zero ( trabalhar o problema da fome no mundo, falta d’água, desnutrição, saúde );
* Jogos didáticos e concursos, criação de receitas saudáveis; jogos de soletração; construção de alfabeto móvel;
*Peças teatrais, confecção de fantoches;
*Trabalhar diariamente questões de higiene no ambiente escolar, bem como refeitório, lavar as mãos antes da merenda, escovação diária dos dentes, zelar pelo ambiente onde realizam as refeições, pois é de uso coletivo.

Cristina Corrêa de Lima-vice diretora



Contribuições de Cada Turma

Nenhum comentário:

Postar um comentário