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terça-feira, 3 de abril de 2012

Os 'sentidos' e a alimentação saudável no 1º ano
















Introdução 
O corpo humano é dotado de cinco sentidos (capacidades) que lhe possibilita interagir com o mundo exterior (pessoas, objetos, luzes, fenômenos climáticos, cheiros, sabores, etc). Através de determinados órgãos do corpo humano, são enviadas ao cérebro as sensações, utilizando uma rede de neurônios que fazem parte do sistema nervoso.
Visão

É a capacidade de visualizar objetos e pessoas. O olho capta a imagem e envia para o cérebro, para que este faça o reconhecimento e interpretação.

Audição

É a capacidade de ouvir os sons (vozes, ruídos, barulhos, músicas) provenientes do mundo exterior. O ouvido capta as ondas sonoras e as envia para que o cérebro faça a interprestação daquele som.

Paladar

Este sentido (capacidade) permite ao ser humano sentir o gosto (sabor) dos alimentos e bebidas. Na superfície de nossas línguas existem milhares de papilas gustativas. São elas que captam o sabor dos alimentos e enviam as informações ao cérebro, através de milhões de neurônios.

Tato

É o sentido que permite ao ser humano sentir o mundo exterior através do contato com a pele. Abaixo da pele humana existem neurônios sensoriais. Quando a informação chega ao cérebro, uma reação pode ser tomada de acordo com a necessidade ou vontade.

Olfato

Sentido relacionado à capacidade de sentir o cheiro das coisas. O nariz humano possui a capacidade de captar os odores do meio externo. Estes cheiros são enviados ao cérebro que efetua a interpretação.


Com isso:

• Pelo tato – pegamos algo, sentimos os objetos, sentimos o calor ou frio.
• Pela audição – captamos e ouvimos sons.
• Pela visão – vemos as pessoas, observamos contornos, as formas, cores e muitos outros.
• Pelo olfato – identificamos os cheiros ou os odores.
• Pelo paladar – sentimos os sabores.

Alunos do 1º ano da professora Maria e o "TOQUE"







EFEITOS FISIOLÓGICOS DO TOCAR
A pele tem uma função imunológica que vem sendo confirmado por várias pesquisas.
Descobriram que a pele, particularmente sua camada externa, a epiderme, produz uma substância que é indistingüível imunoquimicamente da timopoietina, hormônio da glândula timo, que está ativa na diferenciação de linfócitos T. Estes são responsáveis pela imunidade celular.
A estimulação tátil tem efeitos profundos sobre o organismo, tanto fisiológicos quanto comportamentais. O tocar e o não tocar produzem múltiplos efeitos.



SENTIR, ESCREVER E TOCAR: É o sentir que vence a distância espacial que nos separa dos outros e nos põe em contato com eles. Essa é a função da língua, tanto a falada quanto a escrita, ou outra forma de comunicação. As sensações têm uma qualidade tátil. Escritores “falam” para nós, “mexem” conosco com seus escritos. Daí a importância quando ouvimos uns aos outros, escutamos as sensações assim com as palavras.
O tato é uma língua em si, com um vocabulário extenso. por meio do tato, comunicamos aquilo que não pode ser pronunciado, pois o tato é a voz da sensação, já que as melhores palavras carecem do tato. Através do pensamento e da imaginação que tentamos nos fazer “sentidos” através da maneira que escolhemos para nos expressarmos. O nível e a amplitude de que são capazes nossos pensamentos e imaginação são decorrências de experiências táteis e visuais entretecidas à língua.

4º ano apresenta trabalhos sobre a Zona Rural de Tramandaí

No dia 3 de abril, a turma do 4ºano das professoras Adriana e Claines, apresentaram os trabalhos realizados durante o projeto "Conhecendo a Zona Rural de Tramandaí. Durante o projeto realizaram passeios e conheceram algumas propriedades rurais do município. Conhecer o município e sua realidade econômica e sobretudo suas riquezas foi o grande objetivo deste projeto. Para se sentir "parte" devemos conhecer a história, as riquezas e as diversidades do município onde moramos. Parabéns professoras. pelo excelente trabalho!