Sua participação é muito importante para nós! Vamos mobilizar nossa comunidade e juntos construirmos uma Escola Melhor!
Equipe Diretiva
Rubem Alves
Ciclo de Reuniões
No mês de abril iniciamos um ciclo de reuniões para Diagnosticar os principais problemas da Escola e traçar estratégias para saná-los. As reuniões tem como objetivo a participação de toda a comunidade escolar no planejamento, execução e avaliação das atividades escolares.Conhecer nossa escola, nossa comunidade é o primeiro passo para desenvolvermos um sentimento de Pertencimento. O envolvimento da comunidade escolar alavancará a caminhada rumo a uma educação de qualidade.
Reunião com as professoras das disciplinas especializadas;
No dia 10 de abril realizamos a primeira reunião com as disciplinas especializadas. Participaram a Equipe diretiva e as professoras das aulas de Inglês, Educação Física e Arte.Estas disciplinas acontecem nas 3ª e 4ª feiras.
De acordo com as professoras os principais problemas encontrados por elas foram:
1*Falta de disciplina;
2*Atrasos dos profissionais;
3*Falta de diálogo com as famílias:
4*Faltas;
5*Resolução de problemas;
6*Falta de material solicitado para trabalhar;
7*Relatório de avaliação;
Para cada problema, os profissionais sugeriram algumas ações que serão coletivamente aplicadas, com o intuito de melhorar as relações, a aprendizagem e a escola.
Ações sugeridas:
1- Técnica de relaxamento; Lembrete do professor da turma todas as segundas-feiras;Conversar com os Pais; Convidar os pais para participar destas aulas como convidados.
2-Evitar atrasos; avisar das faltas com antecedência; Solicitar profissional para substituição.
3-Chamar os pais para conversar; Usar a agenda para informar a família sobre o desempenho do aluno;
4-Informar os pais da responsabilidade quanto às faltas através da agenda; Informar a Orientação;Preenchimento da FICAI;
5- Proporcionar momentos entre professores para troca de experiências; reuniões com a psicóloga; autonomia para professores.
6- Pedir aos alunos na agenda com antecedência; solicitar à direção uma lista de materiais para uso comum.
7- Os professores especializados deverão participar das reuniões com os pais; Os professores deverão participar dos conselhos de classe; Criar uma planilha junto com a Supervisão para a avaliação destas áreas.
Reunião com o Conselho Escolar e CPM
No dia 15 de abril realizamos uma reunião com o Conselho escolar e CPM e utilizamos a técnica CHA. Durante a reunião, além da explanação sobre os projetos que estão sendo desenvolvidos, os membros puderam expôr suas expectativas para 2014, bem como contribuir com sugestões para os pontos que devem ser melhorados para alcançarmos uma educação de qualidade. Foram muitas as sugestões, inúmeras as idéias para solucionar ou ao menos abrandar os problemas diagnosticados.
PIPOCANDO IDÉIAS
Como a unanimidade foi a DISCIPLINA entre os alunos e os problemas todos referem-se a agressividade, falta de confiança, envolvimento e interesse com a vida escolar propomos a técnica para ser desenvolvida preventivamente em todas as turmas na 4ª e 5ª feiras com a culminância e exposições dos trabalhos na 5ª feira dia 24 de abril. Contamos com a presença dos pais e de toda nossa comunidade.
PSICOLOGIA ESCOLAR
PROJETO PIPOCANDO IDÉIAS
A TRANSFORMAÇÃO
OBJETIVO GERAL:
Oportunizar
ao educando a reflexão , o conhecimento de si mesmo e dos demais participantes,
a fim de que possa desenvolver a criatividade, a tomada de decisões e
responsabilidades das mesmas, o respeito
para com o outro, bem como promover
convívio melhor em suas relações com o mundo, família, escola, comunidade e
consigo mesmo, fazendo com que se dê
conta de aspectos positivos que possui e dos que podem ser melhorados.
JUSTIFICATIVA:
Levando-se em
consideração as dificuldades detectadas
e observadas no dia a dia no espaço escolar,
tais como diversidades e problemas comportamentais, como indisciplina, desinteresse, desrespeito para com colegas,
professores e consigo mesmo, torna-se importante e necessário propiciar
momentos de sensibilização e reflexão acerca
destas atitudes e problemas. Através
da reflexão, promove-se maior autonomia, responsabilidade e, o despertar
consciente, participativo e transformador de si próprio e de todo o processo
educacional.
TÉCNICA:
-Reunir os alunos
de forma diferenciada( círculos, meio círculos...)
-Provocações
e indagações com base na Crônica A pipoca- Rubem Alves.
-Promover
o pensar, refletir sobre si, suas ações,comportamento, ações dos demais,
aspectos positivos e os que necessitam ser melhorados. Refletir sobre o assunto
em um contexto social, familiar e
educacional. Rever conceitos, perceber através da metáfora a diferenciação das
pessoas pipocas e pessoas piruás, como agem, como são, e perceber-se como é e como deve ser....qual o processo de
transformação?
FORMA:
De acordo com a criatividade de cada um
-Teatro
-História(
conto)
-Fantoches
-Cartaz
-Vídeo
-Fichas
-Material
concreto(Pipoca, milho e piruá) etc...
DESENVOLVIMENTO DAS
ATIVIDADES:
Após reflexões o professor poderá organiza-los em pequenos grupos, que poderão ser por escolha
do educador ou por afinidades ou por
sorteio.( A critério do professor de acordo com a realidade da sala de aula).
Deverá provocá-los a desenvolver um trabalho a partir dos questionamentos
anteriormente feito. E da Crônica da pipoca.Trabalho este que poderá ser
cartazes, recortes, teatro, fantoches, redação, crônicas, história em
quadrinhos, jornal, poemas, poesias, música, paródia, etc...).
Após a elaboração dos trabalhos,cada grupo deverá
apresentar ao grande grupo e, posteriormente será postado os trabalhos nas
dependências da escola próxima as suas
próprias salas, para que todos possam apreciar os trabalhos e socializar com o grande grupo.
Os grupos dos professores deverão também postar os seus trabalhos de forma a
exemplificar esta atividade, pois devemos relembrar que o que Criança vê,
Criança faz.
Nas apresentações o professor deverá avaliar a
criatividade,o respeito, o trabalho em equipe, a cooperação, dedicação, as
lideranças, o interesse etc...
Deverá avaliar com os alunos:
-Foi fácil fazer os trabalhos?Quais as dificuldades? O
que ocorreu durante o trabalho? Todos se
comportaram? Todos participaram?
Todos respeitaram? Ouviram a opinião dos
colegas? Houve silêncio?
( sairá a lista dos problemas apresentados)
-Como solucionar estes problemas:
O que podemos
fazer para melhorar? Como devemos
ser? Construir com os alunos um cartaz com estes tópicos para que possam no dia
a dia rever atitudes e possam uns aos outros se ajudar e fiscalizar, sempre lembrando as combinações ou regras acordadas.
-Acordar com os alunos que os mesmos
criem sanções para as devidas transgressões, sendo que as mesmas deverão ser relacionadas também em
cartaz.
-CULMINÂNCIA DO PROJETO:
-Lanche geral, Muita
pipoca e pouco piruá.
-OBSERVAÇÃO:
Como sugestão: A prática docente poderá ter o tema a pipoca como fio condutor dos conteúdos programáticos a serem desenvolvidos
em sala de aula.
-CONCLUSÃO:
Acredita-se que, com este trabalho, possamos desenvolver
competências importantes nos educandos
no que diz respeito à socialização dos conhecimentos, criação,
aprimoramento de habilidades, respeito ao outro, a tomada de decisões,
construção e desconstrução de hipóteses
por novas e verdadeiras, provocando pensamentos reflexivos, organização
dos esquemas e estratégias que se apresentam
no processo de ensino aprendizagem,
apoiando-se nos 4 pilares da educação:
SER, FAZER, CONVIVER E CONHECER.
DALVA MARIA CORRÊA DE LIMA
PSICÓLOGA
CRP 07/05347
ABRIL/2014
A pipoca
Rubem Alves
A culinária me fascina. De vez em quando eu até me até
atrevo a cozinhar. Mas o fato é que sou mais competente com as palavras do que
com as panelas.Por isso tenho mais escrito sobre comidas que cozinhado.
Dedico-me a algo que poderia ter o nome de "culinária literária". Já
escrevi sobre as mais variadas entidades do mundo da cozinha: cebolas,
ora-pro-nobis, picadinho de carne com tomate feijão e arroz, bacalhoada,
suflês, sopas, churrascos.Cheguei mesmo a dedicar metade de um livro
poético-filosófico a uma meditação sobre o filme A Festa de Babette que é uma
celebração da comida como ritual de feitiçaria. Sabedor das minhas limitações e
competências, nunca escrevi como chef. Escrevi como filósofo, poeta,
psicanalista e teólogo — porque a culinária estimula todas essas funções do
pensamento.As comidas, para mim, são entidades oníricas. Provocam a minha
capacidade de sonhar. Nunca imaginei, entretanto, que chegaria um dia em que a
pipoca iria me fazer sonhar. Pois foi precisamente isso que aconteceu.A pipoca,
milho mirrado, grãos redondos e duros, me pareceu uma simples molecagem,
brincadeira deliciosa, sem dimensões metafísicas ou psicanalíticas. Entretanto,
dias atrás, conversando com uma paciente, ela mencionou a pipoca. E algo
inesperado na minha mente aconteceu. Minhas idéias começaram a estourar como
pipoca. Percebi, então, a relação metafórica entre a pipoca e o ato de pensar.
Um bom pensamento nasce como uma pipoca que estoura, de forma inesperada e
imprevisível.A pipoca se revelou a mim, então, como um extraordinário objeto
poético. Poético porque, ao pensar nelas, as pipocas, meu pensamento se pôs a
dar estouros e pulos como aqueles das pipocas dentro de uma panela. Lembrei-me
do sentido religioso da pipoca. A pipoca tem sentido religioso? Pois tem.Para
os cristãos, religiosos são o pão e o vinho, que simbolizam o corpo e o sangue
de Cristo, a mistura de vida e alegria (porque vida, só vida, sem alegria, não é
vida...). Pão e vinho devem ser bebidos juntos. Vida e alegria devem existir
juntas.Lembrei-me, então, de lição que aprendi com a Mãe Stella, sábia poderosa
do Candomblé baiano: que a pipoca é a comida sagrada do Candomblé...A pipoca é
um milho mirrado, subdesenvolvido.Fosse eu agricultor ignorante, e se no meio
dos meus milhos graúdos aparecessem aquelas espigas nanicas, eu ficaria bravo e
trataria de me livrar delas. Pois o fato é que, sob o ponto de vista de
tamanho, os milhos da pipoca não podem competir com os milhos normais. Não sei
como isso aconteceu, mas o fato é que houve alguém que teve a idéia de debulhar
as espigas e colocá-las numa panela sobre o fogo, esperando que assim os grãos
amolecessem e pudessem ser comidos.Havendo fracassado a experiência com água,
tentou a gordura. O que aconteceu, ninguém jamais poderia ter
imaginado.Repentinamente os grãos começaram a estourar, saltavam da panela com
uma enorme barulheira. Mas o extraordinário era o que acontecia com eles: os
grãos duros quebra-dentes se transformavam em flores brancas e macias que até
as crianças podiam comer. O estouro das pipocas se transformou, então, de uma
simples operação culinária, em uma festa, brincadeira, molecagem, para os risos
de todos, especialmente as crianças. É muito divertido ver o estouro das
pipocas!E o que é que isso tem a ver com o Candomblé? É que a transformação do
milho duro em pipoca macia é símbolo da grande transformação porque devem
passar os homens para que eles venham a ser o que devem ser. O milho da pipoca
não é o que deve ser. Ele deve ser aquilo que acontece depois do estouro. O
milho da pipoca somos nós: duros, quebra-dentes, impróprios para comer, pelo
poder do fogo podemos, repentinamente, nos transformar em outra coisa — voltar
a ser crianças! Mas a transformação só acontece pelo poder do fogo.Milho de
pipoca que não passa pelo fogo continua a ser milho de pipoca, para
sempre.Assim acontece com a gente. As grandes transformações acontecem quando
passamos pelo fogo. Quem não passa pelo fogo fica do mesmo jeito, a vida
inteira. São pessoas de uma mesmice e dureza assombrosa. Só que elas não
percebem. Acham que o seu jeito de ser é o melhor jeito de ser.Mas, de repente,
vem o fogo. O fogo é quando a vida nos lança numa situação que nunca imaginamos.
Dor. Pode ser fogo de fora: perder um amor, perder um filho, ficar doente,
perder um emprego, ficar pobre. Pode ser fogo de dentro. Pânico, medo,
ansiedade, depressão — sofrimentos cujas causas ignoramos.Há sempre o recurso
aos remédios. Apagar o fogo. Sem fogo o sofrimento diminui. E com isso a
possibilidade da grande transformação.Imagino que a pobre pipoca, fechada
dentro da panela, lá dentro ficando cada vez mais quente, pense que sua hora
chegou: vai morrer. De dentro de sua casca dura, fechada em si mesma, ela não
pode imaginar destino diferente. Não pode imaginar a transformação que está
sendo preparada. A pipoca não imagina aquilo de que ela é capaz. Aí, sem aviso
prévio, pelo poder do fogo, a grande transformação acontece: PUF!! — e ela
aparece como outra coisa, completamente diferente, que ela mesma nunca havia
sonhado. É a lagarta rastejante e feia que surge do casulo como borboleta
voante.Na simbologia cristã o milagre do milho de pipoca está representado pela
morte e ressurreição de Cristo: a ressurreição é o estouro do milho de pipoca.
É preciso deixar de ser de um jeito para ser de outro."Morre e
transforma-te!" — dizia Goethe.Em Minas, todo mundo sabe o que é piruá.
Falando sobre os piruás com os paulistas, descobri que eles ignoram o que seja.
Alguns, inclusive, acharam que era gozação minha, que piruá é palavra
inexistente. Cheguei a ser forçado a me valer do Aurélio para confirmar o meu
conhecimento da língua. Piruá é o milho de pipoca que se recusa a estourar.Meu
amigo William, extraordinário professor pesquisador da Unicamp, especializou-se
em milhos, e desvendou cientificamente o assombro do estouro da pipoca. Com
certeza ele tem uma explicação científica para os piruás. Mas, no mundo da
poesia, as explicações científicas não valem.Por exemplo: em Minas
"piruá" é o nome que se dá às mulheres que não conseguiram casar.
Minha prima, passada dos quarenta, lamentava: "Fiquei piruá!" Mas
acho que o poder metafórico dos piruás é maior.Piruás são aquelas pessoas que,
por mais que o fogo esquente, se recusam a mudar. Elas acham que não pode
existir coisa mais maravilhosa do que o jeito delas serem.Ignoram o dito de
Jesus: "Quem preservar a sua vida perdê-la-á".A sua presunção e o seu
medo são a dura casca do milho que não estoura. O destino delas é triste. Vão
ficar duras a vida inteira. Não vão se transformar na flor branca macia. Não
vão dar alegria para ninguém. Terminado o estouro alegre da pipoca, no fundo a
panela ficam os piruás que não servem para nada. Seu destino é o lixo.Quanto às
pipocas que estouraram, são adultos que voltaram a ser crianças e que sabem que
a vida é uma grande brincadeira..."Nunca imaginei que chegaria um dia em
que a pipoca iria me fazer sonhar. Pois foi precisamente isso que
aconteceu".
Atividades das Turmas:As atividades desenvolvidas pelas turmas foram as mais criativas. A orientadora Tânia, acompanhou as atividades e ficou muito satisfeita com os resultados. Após os trabalhos realizou-se os pré-conselhos de classe, auto avaliação e avaliação dos setores: Um exercício de Democracia em Democracia!
Reunião com os professores e funcionários para Manejo com aluno Surdo na escola
Uma grande preocupação deste grupo é receber bem nossos alunos e principalmente atender as necessidades dos que possuem necessidades especiais. Para isso realizamos uma palestra com a fono Karina do CAPE. Durante o encontro podemos tirar algumas duvidas sobre o manejo com estes alunos.
rosa mohr joao victor
ResponderExcluira escola tem muitas orpotunidades a gente aprende muitas coisas se divertindo mais a gente gostaria participar mais de campeonatos com outras escolas.
Rosa e João, estamos preparando inúmeras atividades esportivas para o ano. Iniciamos as terças feiras as oficinas de futsal, participem!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
Excluirgabriel e Robert do sexto ano.
ResponderExcluiradoramos nossas diretoras e amamos nossos professores(a) adoro essa escola.
Luiza e João do Sexto ano.
ResponderExcluirNão temos nada a pedir essa escola é perfeita! <3 <3
nós achamos que a escola já esta boa não tem que mudar nada !!!! Tailine e Felipe
ResponderExcluirFico feliz em ver o quanto a EMEF Jorge Eneas Sperb se empenha para melhor atender os seus alunos, percebo que a direção juntamente com os professores e os funcionários procuram sempre proporcionar um ensino de qualidade para nossos filhos. Minha filha estuda na escola e acompanho o seu desenvolvimento e o quanto ela se sente bem estudando nela. A cada dia chega contente e com novidades, ela adora quando aprende mais sinais de libras.
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