PROJETO PEDAGOGICO
PARA BIBLIOTECA ESCOLAR
LER
É PRECISO
PROJETO
DESENVOLVIDO PELAS PROFESSORAS:
Margaret
Kollet
Sonia
de Moura Bueno
“Não basta ter uma
biblioteca para formação de uma comunidade leitora. É preciso,
sobretudo, um plano de ação que se preocupe com as práticas de
incentivo à leitura. Cada biblioteca cria formas de atingir esse
objetivo”. E isso é só o começo...
TEMA: LER É PRECISO.
JUSTIFICATIVA:
Hoje, internet, televisão e videogames competem com os livros.
Diante desse desafio, entendemos que a biblioteca escolar, precisa
oferecer algo além dos livros nas estantes. Seções de leitura,
contação de histórias para crianças, teatro, oficinas, entre
outros, são algumas das opções para tornar a biblioteca escolar um
ambiente mais atrativo para os jovens leitores.
É preciso alimentar a
imaginação de nossos alunos, compartilhar leituras com eles e
oferecer-lhes experiências de fruição, para que descubram os
encantos da literatura como uma forma de arte que possibilita
conhecerem a si mesmos, ao mundo e aos que os cercam, para que se
tornem pessoas mais sensíveis, mais críticas, mais criativas.
OBJETIVOS:
Os objetivos deste projeto pretendem atingir os diferentes níveis de
leitores do 1º ao 6º ano do ensino fundamental e a família.
ESPERA-SE:
Desenvolver
o pensamento letrado dos alunos, no sentido da apropriação cada vez
maior e mais abrangente da linguagem oral e escrita;
Aperfeiçoar
a compreensão leitora e as possibilidades de estabelecimento de
relações e construção de sentidos, bem como a fluência e a
expressividade na leitura pelos alunos, bem como da família.
Utilizar
a leitura como fonte de prazer e informação, ampliando o repertório
dos alunos com diferentes gêneros de textos, autores, ilustradores e
recursos da linguagem escrita, construindo uma história de leitor.
DURAÇÃO:
Março a Dezembro de 2014.
ESTRATÉGIAS:
Articulação
de projeto de incentivo a leitura na escola;
Organização
da biblioteca para atividades que serão desenvolvidas;
Leitura
de gêneros como: contos, causos, poemas, poesias, crônicas e
outros;
Roda
de leitura; (leitura de fabulas e contos em grupo);
Hora
do conto, 1º a 3º anos;
Empréstimo
de livros, com abrangência aos familiares, (onde será enviado para
casa, uma sacola com livros variados para que toda família possa
ler.);
Realização
de soletrando, com as palavras das histórias lidas;
Levar
a biblioteca até a sala de aula;
Palestras
educativas realizadas pelo bibliotecário, (sobre cuidados e valores
dos livros no nosso cotidiano);
Jogos
de leitura;
Pesquisa;
Meu
primeiro livro;
Ações
educativas que despertem a criatividade dos alunos visando atividades
com datas comemorativas;
AVALIAÇÃO:
Será contínua, realizada através do monitoramento do professor que
estabelecerá critérios que definirão os avanços e os resultados
do projeto, os quais deverão ser divulgados aos alunos.
A Biblioteca só existe de
fato, não em espaço estático, mas em movimento dinâmico se for
uma parceira da escola a qual faz parte, envolvida e presente em suas
atividades. Ela é uma extensão da sala de aula e deve ser um canal
de fomentação da leitura trazendo resultados positivos e reais
retornados para dentro da sala de aula bem como para a vida do aluno.
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