Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de março de 2014

Projeto da Biblioteca


PROJETO PEDAGOGICO PARA BIBLIOTECA ESCOLAR


LER É PRECISO


PROJETO DESENVOLVIDO PELAS PROFESSORAS:
Margaret Kollet
Sonia de Moura Bueno

 “Não basta ter uma biblioteca para formação de uma comunidade leitora. É preciso, sobretudo, um plano de ação que se preocupe com as práticas de incentivo à leitura. Cada biblioteca cria formas de atingir esse objetivo”. E isso é só o começo...


TEMA: LER É PRECISO.

JUSTIFICATIVA: Hoje, internet, televisão e videogames competem com os livros. Diante desse desafio, entendemos que a biblioteca escolar, precisa oferecer algo além dos livros nas estantes. Seções de leitura, contação de histórias para crianças, teatro, oficinas, entre outros, são algumas das opções para tornar a biblioteca escolar um ambiente mais atrativo para os jovens leitores.
É preciso alimentar a imaginação de nossos alunos, compartilhar leituras com eles e oferecer-lhes experiências de fruição, para que descubram os encantos da literatura como uma forma de arte que possibilita conhecerem a si mesmos, ao mundo e aos que os cercam, para que se tornem pessoas mais sensíveis, mais críticas, mais criativas.

OBJETIVOS: Os objetivos deste projeto pretendem atingir os diferentes níveis de leitores do 1º ao 6º ano do ensino fundamental e a família.

ESPERA-SE:
         Desenvolver o pensamento letrado dos alunos, no sentido da apropriação cada vez maior e mais abrangente da linguagem oral e escrita;
         Aperfeiçoar a compreensão leitora e as possibilidades de estabelecimento de relações e construção de sentidos, bem como a fluência e a expressividade na leitura pelos alunos, bem como da família.
         Utilizar a leitura como fonte de prazer e informação, ampliando o repertório dos alunos com diferentes gêneros de textos, autores, ilustradores e recursos da linguagem escrita, construindo uma história de leitor.

DURAÇÃO: Março a Dezembro de 2014.



ESTRATÉGIAS:

         Articulação de projeto de incentivo a leitura na escola;
         Organização da biblioteca para atividades que serão desenvolvidas;
         Leitura de gêneros como: contos, causos, poemas, poesias, crônicas e outros;
         Roda de leitura; (leitura de fabulas e contos em grupo);
     
         Hora do conto, 1º a 3º anos;
         Empréstimo de livros, com abrangência aos familiares, (onde será enviado para casa, uma sacola com livros variados para que toda família possa ler.);

         Realização de soletrando, com as palavras das histórias lidas;
         Levar a biblioteca até a sala de aula;
         Palestras educativas realizadas pelo bibliotecário, (sobre cuidados e valores dos livros no nosso cotidiano);
     
         Jogos de leitura;
         Pesquisa;
         Meu primeiro livro;
         Ações educativas que despertem a criatividade dos alunos visando atividades com datas comemorativas;

AVALIAÇÃO: Será contínua, realizada através do monitoramento do professor que estabelecerá critérios que definirão os avanços e os resultados do projeto, os quais deverão ser divulgados aos alunos.


A Biblioteca só existe de fato, não em espaço estático, mas em movimento dinâmico se for uma parceira da escola a qual faz parte, envolvida e presente em suas atividades. Ela é uma extensão da sala de aula e deve ser um canal de fomentação da leitura trazendo resultados positivos e reais retornados para dentro da sala de aula bem como para a vida do aluno.





Nenhum comentário:

Postar um comentário