Total de visualizações de página

terça-feira, 25 de março de 2014

Projeto de Páscoa


PROJETO “PÁSCOA NA ESCOLA”

1. TITULO DO PROJETO/PERÍODO
Páscoa na Escola – Do dia 01/04 a 17/04/2014

2. ESCOLA DE APLICAÇÃO DO PROJETO
EMEF Jorge Enéas Sperb

3. ÁREAS DO CONHECIMENTO ENVOLVIDAS
Língua Portuguesa
Matemática
História e Geografia
Ciências
Ensino Religioso
Arte
Educação Física
Informática
Língua Inglesa
Música e dança

4. OBJETIVOS
Entender o significado da Páscoa.
Conhecer a origem da Páscoa.
Destacar os símbolos e o significado de cada um.
Conscientização do sentido espiritual e comercial em torno da data.
Propor atividades que demonstrem boas ações.
Promover e estimular a linguagem oral e escrita;
Enriquecer e ampliar o vocabulário;
Estimular a imaginação e a criatividade;
Desenvolver a leitura através da visualização de figuras;
Relacionar os números com a quantidade;
Desenvolver e estimular a expressão corporal;

5. JUSTIFICATIVA
Este projeto tem por finalidade levar os alunos a valorizar as diversas manifestações culturais existentes, e que deve ser resgatada através de atividades lúdicas e dinâmicas a fim de despertar o interesse dos educandos.
Quando o aluno entra em contato com os conteúdos de forma prazerosa, pode desenvolver-se melhor no processo de ensino-aprendizagem, ou seja, deixa de ser um aluno passivo para se tornar um aluno participativo, crítico-reflexivo levantando hipóteses em relação ao objeto de estudo. 
Sedo assim a escola tem um papel fundamental de levar o educando ao conhecimento das principais manifestações culturais existentes em seu meio, se relacionado de forma respeitosa com as mesmas. Desta forma, cabe a instituição escolar abordar a referida temática, fornecendo informações relevantes a seus educandos de forma que os mesmos possam ampliarem seus conhecimentos.

6. AÇÕES
Levantamento do conhecimento da criança sobre o tema.
Ouvir histórias e textos relacionados ao tema.
Realizar atividades em grupos e individuais através de recortes, colagem e dobraduras sobre a Páscoa.
Confecção de cartazes com desenhos, mensagens, produção  de textos e expressões artísticas sobre a “Páscoa”.
Dramatização, memorização de quadrinhas, coro falado, músicas e brincadeiras referentes ao tema.
Perceber que é muito bom realizar boas ações, e que isto nos faz sermos pessoas melhores.
Desvencilhar o termo Páscoa do sentido comercial.
Realizar problemas matemáticos envolvendo o tema.
Utilizar receitas de páscoa para aulas de culinária.

7. POPULAÇÃO ALVO
Comunidade escolar da EMEF Jorge Enéas Sperb.

8. CRONOGRAMA DE EXECUÇÃO
Sugestões de atividades:
Produção de textos coletivos;
Conversas informais;
Leitura de quadrinhas, histórias e poesias sobre o tema;
Atividades com modelagem, desenho, recorte, colagem, dobraduras e pintura;
Roda cantada; músicas e dança referentes ao tema;
Jogos, brincadeiras, e dramatizações;
Interpretar e resolver situações-problema envolvendo o tema;
Estatísticas (quantos países comemoram a Páscoa, quantos não comemoram);
País onde a comemoração da Páscoa foi iniciada e as comemorações da Páscoa pelo mundo;
A história do chocolate;
Confecção de cestas de Páscoa.

9. RECURSOS UTILIZADOS
Fotos, DVD, revistas, livros didáticos, cartolinas, EVA, tesoura, cola quente, cola branca, pincéis, CDs, aparelho de som, televisão.

10. CULMINÂNCIA
Os alunos finalizarão o projeto no dia 17/04, todos no turno da manhã, fazendo uma demonstração das principais atividades desenvolvidas durante o projeto, levando para casa os materiais confeccionados em aula bem como a cesta de páscoa com os doces.

11. AVALIAÇÃO
A avaliação será feita através de registros dos alunos por parte da professora, frente às atividades tanto individual quanto coletiva no decorrer do desenvolvimento do projeto.
Será observado por parte da professora a criatividade e o conhecimento alcançado, o senso crítico e a organização dos materiais pelos alunos durante as atividades propostas em sala de aula.

OBS.: As atividades desenvolvidas por turma deverão
ser entregues para a supervisão  no dia 21/04!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário