Total de visualizações de página

quarta-feira, 10 de agosto de 2011

"4º Diálogos com a Comunidade!"

   No dia 9 de agosto, reuniram-se pais, professores, comerciantes, representantes da secretaria de Educação, secretaria de Planejamento,secretaria do Meio Ambiente, e os representantes do grupo EDP Renováveis, Grupo da 3ª idade,  Secretário da Zona Sul, Horto Florestal do Litoral Norte, representante do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Tramandaí, vereadores do município, representante da SEMA, líderes comunitários e o outros para mais um DIÁLOGOS COM A COMUNIDADE. Estes encontros foram idealizados pelo grupo EDP, responsáveis pela construção do Parque Eólico de Tramandaí. A mediadora dos trabalhos foi a senhora Ana Schneider e a equipe  de apoio foi composta pelas professores e amigos: Márcia Clezar, Carine Motti, Luciana da Rosa, Miriam Terra , Renata Cardozo, Édson Leandro , Cristina Corrêa, Nara de Vargas.
Neste encontro, foram discutidos temas de interesse da população e dados esclarecimentos sobre as instalações do parque e seu funcionamento.
No primeiro momento pronunciou-se o senhor Matheus Becke, que é o engenheiro responsável pelo parque. Ele falou sobre as questões de funcionamento e colocou-se a disposição para sanar eventuais dúvidas e curiosidades dos moradores. 
Em seguida, todos os convidados foram divididos em grupos para a discussão das questões.
A pergunta inicial foi:
*Qual é a maior dificuldade de se viver no bairro Jardim Atlântico, Zona Sul de Tramandaí.
*De sugestões para a solução dos problemas apontados.

Em cada grupo formado havia um mediador que organizava as respostas e as escrevia em um painel que foi exposto e discutido no final do trabalho. Cada grupo teve um tempo para expressar suas necessidades e oferecer algumas sugestões. No final, os secretários presentes, tiveram um tempo para se colocar e receber os pedidos da comunidade.As reclamações foram:
1-Acessibilidade-melhoria das ruas;
2-Saneamento básico;
3-Resíduos sólidos- coleta insuficiente-coleta mais frequente-terrenos baldios cheios de intúlhos-melhor fiscalização dos poluidores por parte da sub prefeitura.
4-Educação-construção da nova escola Jorge Enéas Sperb
5-Saúde-Posto de saúde com agentes de saúdes, ambulância permanente
6-Segurança-aumento do número de pessoal, atuação do Consepro.

*A secretária de Educação se pronunciou e confirmou a construção da nova escola Jorge Enéas Sperb e ampliação de séries(ensino fundamental completo) para 2012.Falou também da construção de uma escola de educação infantil neste bairro.

*O engenheiro responsável pelo parque confirmou a construção de um paradouro e um pórtico na esntrada do parque, o que atrairá muitos turistas nesta região.

*Todos os pedidos foram entregues ao secretário da Zona Sul e representantes da prefeitura Municipal.

Momentos como este devem ser comuns e ter a participação de toda a comunidade. Sempre há tempo para se iniciar projetos como este onde a comunidade dialoga e discute os problemas sócioambientais .





































Nenhum comentário:

Postar um comentário