Total de visualizações de página

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Educação Ambiental - Trabalho em Equipe por Sabrina Cardoso

Como conceito de educação ambiental temos: “metodologia de análise que surge a partir do crescente interesse do homem em assuntos como o ambiente, devido as grandes catástrofes naturais que têm assolado o mundo nas últimas décadas. Sua principal função é conscientizar à preservação do meio ambiente e sua utilização sustentável.”
Tendo este conceito como “pedra fundamental” do assunto abordado, podemos nos perguntar: O que fazemos para preservar nosso meio ambiente? Separamos nosso lixo? Reutilizamos materiais? Plantamos algo? Não basta decorarmos conceitos e falarmos da boca para fora o que deve ou não ser feito, devemos vestir a camiseta, levar as práticas para o nosso dia a dia e transmitir o verdadeiro trabalho de Educação Ambiental.
Claro que não é fácil atingir a todos com nossos ideais e conceitos, mas devemos começar aos poucos: primeiro em nossa casa, depois em nosso local de trabalho ou estudo, nossa rua, nosso bairro, e assim por diante, até termos uma bela equipe de trabalho para conquistarmos o MUNDO. Como dizem: “A propaganda é a alma do negócio”... então devemos divulgar nossas idéias, mas mais que isso, devemos mostrar nosso trabalho e os resultados.
Para conquistarmos parceiros nesta caminhada, temos que ter mais que a teoria, temos que ter o resultado da prática. E talvez por isso, por mostrar seus resultados, a nossa Escola conta com uma boa equipe de trabalho, incluindo professores, alunos, ex-alunos, funcionários, pais e voluntários, talvez pelo amor da equipe nosso trabalho cresça dia a dia, e com CERTEZA este trabalho se tornará um símbolo, pois é feito de coração, por amigos em busca de um único objetivo: A Preservação e a Sustentabilidade.
A Educação Ambiental não é novidade, tornou-se Lei em 27 de abril de 1999, mas muitas vezes parece coisa de outro mundo, e perante outros assuntos, é pouquíssimo divulgada. Mas amigos, este assunto não é bicho de sete cabeças, e muito menos trabalhoso de realizar, comece em sua casa aos poucos: economize energia elétrica, poupe água, separe o lixo, e aos poucos você verá que o que parecia tão diferente se tornará um hábito.
E aproveitando o espaço que me foi aberto, gostaria de convidá-los para uma visita, venha ver nossa horta, nossos projetos e oficinas, agradeceremos se trouxerem idéias e ainda mais se quiserem fazer parte de nossa equipe.

Um grande abraço,
Sabrina Cardoso

Nenhum comentário:

Postar um comentário