Loading...
Loading...

Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

"Sarau Cultural -Folclore!"


- “Para termos práticas mais ecologicamente orientadas precisaríamos nos “sentir em algum lugar”. “Estar em um lugar”, ter “a noção de lugar” é um modo de pertença ao mundo e é importante para nossa concepção primária e interconexões com o mundo não – humano”. (GRÜN, 2008, p. 1-2).

Torna-se necessário ainda conhecer a si mesmo, ter pertencimento à comunidade, para que este vínculo possibilite o conhecimento do lugar. O pertencimento é o indicador que avaliza a execução de qualquer intervenção na comunidade. A constituição de comunidades aprendentes dar-se-á por meio de projetos que garantam a responsabilidade e a transformação dos sujeitos e da realidade.
Conhecer, neste caso, a história da comunidade, aliada a uma educação pautada na autonomia e cidadania, torna-se essencial na construção dos pilares de sustentação a um desenvolvimento “realmente” sustentável. Quem tem que ser sustentável na realidade é a comunidade para que possa então atingir o desenvolvimento, como diz sabiamente Leff.
Cada comunidade tem suas características próprias, sua história, seus costumes, suas crenças e suas necessidades, então como podemos acreditar que um único modelo de sociedade sustentável repararia todo o mal e barraria a caminhada rumo a destruição. Isso não é possível e atualmente já está sendo discutido por muitos autores e em encontros de diálogos sobre a Educação Ambiental.
                                                                                      Carine Motti

Falar de Folclore é relembrar a histório do povo, conhecer sua realidade e sua cultura. Pensando nisso, a professora Luciana da Rosa realizou com as turmas de 4º e 5º anos o Sarau Cultural. Os alunos reproduziram lindas histórias, lendas, parlendas, receitas, e canções infantis para celebrar o mês do Folclore. 
A participação dos alunos emocionou a equipe pedagógica e diretiva que juntamente com os funcionários e professores foram convidados à participar deste momento de aprendizagem e de fortalecimento da cidadania. "Quem tem pertencimento à uma comunidade, conhece sua história, sua cultura, e repassa estas, às próximas gerações!"
Parabéns alunos pela excelente demonstração de cidadania e pelo momento ímpar proporcionado à esta comunidade escolar!





























Um comentário:

  1. ORGULHO!! Esta é a palavra certa para expressar o que sinto por trabalhar na Jorge Enéas...

    ResponderExcluir