Total de visualizações de página

quinta-feira, 8 de setembro de 2011

Palestra sobre" Resíduos!"






A própria escola precisa dar o exemplo em seus padrões de uso de energia, reciclagem e projeto de construção sustentável”
                                                                                                                
Esta afirmação é um bom avanço no pensamento administrativo visto que a Escola mantém o papel fundamental na formação de cidadãos críticos e responsáveis. A escola deve oferecer então, além de uma educação de qualidade, momentos voltados para educação total do aluno. Os profissionais, por sua vez, devem manter-se atualizados e capacitados sobre os temas globais. Também se torna necessário, a valorização do profissional e o trabalho pautado na confiança, cooperação e responsabilidade. Cabe ressaltar aqui a importância de se ter tais ações descritas no PPP de cada Escola. É preciso saber que nada se faz de cima para baixo, é preciso saber ouvir e dialogar com os vários setores e interesses envolvidos. A sustentabilidade não se constrói com ações pontuais, mas com a transformação da cultura interna, o que inclui mobilizar diretores, coordenadores, professores, funcionários,alunos e pais.
Ao falar de exemplo, os bons exemplos são fundamentais para a formação de valores nas novas gerações. As escolas então, mostram um enorme calcanhar -de- Aquiles. São as maiores gastadoras de papel, consumidoras expressivas de água e exímias produtoras de lixo, sem falar no alto consumo de energia. Portanto há sem dúvidas um contraponto quando se afirma que a escola deve ensinar sobre estas questões. Deve sim ensinar e dar o exemplo. É extremamente necessário apresentar resultados que diminuam os gastos e apresentar práticas de uso sustentável de recursos naturais. A escola deve mostrar na prática que adota ensinamentos por ela pregados.
A Escola Jorge Enéas Sperb está engajada nesta luta!

                                                                                                            Carine Motti





"O lixo nosso de cada dia!"
Hoje, dia 8 de setembro, recebemos o Fábio que trabalha na CORSAN, para mais uma palestra sobre Educação Ambiental. O Fábio é um parceiro da Escola e está sempre presente para nos auxiliar, enriquecendo nossa prática e aprendizagens nas questões ambientais.Esta palestra completa o trabalho de conscientização sobre o lixo e principalmente sobre o consumismo já iniciado nesta escola.













Nenhum comentário:

Postar um comentário