Total de visualizações de página

segunda-feira, 5 de setembro de 2011

"Reestruturação do PPP"

A escola certamente é a principal estrutura educadora construída na nossa sociedade. No entanto, em muitos casos, a estrutura apresentada não possibilita a inclusão e a socialização que são os principais objetivos pedagógicos. No caso da escola onde trabalho, esta realidade não é diferente. A estrutura apresentada não propiciava vivências  educativas fora das salas de aula. Pensando nisso, iniciei meu projeto de educação escolar preocupada com a criação de novos espaços que pudessem colaborar para uma educação emancipatória, onde os alunos, professores e toda a comunidade pudessem conviver em diferentes lugares, estes férteis para o desenvolvimento de atividades  trabalhadas de forma ampla e transversal, com ênfase nos aspéctos sociais, ambientais, culturais e políticos, atividades relacionadas à todas as disciplinas do currículo. 
É hora de reestruturar nosso PPP e registrar lá todas estas mudanças. Iniciamos no último dia 2 de setembro as reuniões de estudo e reestruturação do PPP. Nesta primeira reunião avaliamos o projeto de inclusão. Desde 2009 temos um projeto que garante a inclusão, não só de alunos com necessidades especiais, mas também a inclusão social. Neste sentido melhorar a auto estima dos alunos é fundamental. Temos o projeto oficinas que propicia esta tomada de consciência e esta valorização das habilidades de todos os alunos, o que vem dando ótimos resultados em nossos números finais de aprovação e de evasão. A oficina de Técnicas Agrícolas e a Oficina Patrulha Ambiental está mobilizando toda a escola e todas as turmas estão participando. Os novos espaços estão sendo criados por eles e todos estão muito orgulhosos com isso. Além do trabalho coletivo de alunos, funcionários e professores ainda contamos com o voluntariado, com a parceria do comércio local, que acredita e apoia este projeto.
Todas estas ações que estamos realizando estarão previstas no PPP. A participação de todos os professores garante o sucesso dos projetos o que me deixa imensamente feliz!



Nenhum comentário:

Postar um comentário